gov.br

Núcleo de Ações voltadas à Inclusão da Pessoa Surda (NAIPS UFC)

O evento ‘Cultura Surda: Inovação e Academia’ foi um sucesso!

Data de publicação: 19 de junho de 2023. Categoria: Eventos, Notícias

As equipes das ações coligadas pela Inclusão da Pessoa Surda (Clube de Libras UFC), Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda (CENOPS UFC), Georreferenciamento dos Surdos do Ceará (GeoSurdosCE) e Núcleo Rondon na UFC, articuladas pelo NAIPS UFC, trabalharam duro e assim puderam realizar um evento bem instrutivo no último dia 13 de junho!

Veja, a seguir, o vídeo do evento:

.
VEJA TAMBÉM:

Álbum virtual > neste link     |      Slides > neste link
.
A iniciativa teve dois propósitos bem definidos. O primeiro foi divulgar as ações coligadas pela inclusão da pessoa surda, desenvolvidas no âmbito acadêmico pelo Clube de Libras UFC; Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda (CENOPS); Núcleo Rondon UFC; e Georreferenciamento dos Surdos do Ceará (GeoSurdosCE), projetos que trabalham em parceria com o Núcleo de Ações voltadas à Inclusão da Pessoa Surda (NAIPS), da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará.

O segundo propósito foi proporcionar oportunidades de desenvolvimento à comunidade surda, informando sobre as opções de estudo nos Estados Unidos. A palestra foi ministrada pela Prof.ª Cristina Borges, representante do governo americano na UFC.

O evento foi uma realização do CENOPS-UFC, NAIPS-UFC, Clube de Libras UFC, GeoSurdosCE e Núcleo Rondon UFC em parceria com as Pró-reitorias de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), de Extensão (PREX) e de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará. A ação contou com o apoio da Associação dos Surdos do Ceará (ASCE), do Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos (DELLES) da UFC, do Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior (PAAP) e da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui.